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Campos de Experiência: traços, sons, cores e formas

Este Campo de Experiência propõe a exploração e interação com o mundo exterior, objetos e pessoas como forma de enriquecer o repertório de conhecimento das crianças. Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, possibilita às crianças, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

Aprender matemática é muito importante

Aprender matemática é muito importante

Aprender Matemática é essencial para as crianças: 1 – Estimula a descoberta 2 – Favorece a autonomia da criança 3 – Facilita a vida cotidiana 4 – Desenvolve o raciocínio 5 – Ajuda na concentração 6 – Proporciona o prazer nos desafios 7 – Valoriza o esforço 8 – Brincar com matemática pode ser muito divertido

FOLCLORE

FOLCLORE

Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro é um dos maiores desafios enfrentados por professores ao tratar do tema. Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa “cultura caseira” faz parte […]

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

É sempre bem-vinda a iniciativa para identificar e configurar situações-problema relacionadas à sustentabilidade que afetam quem vive, convive, estuda e trabalha na escola ou em seu entorno. A partir de processos colaborativos de pesquisa em profundidade e planejamento, os participantes vivenciam a construção de produtos e/ou ações que contribuem para solucionar essas situações-problema.